jueves, 8 de septiembre de 2011

São Luís do Maranhão

A visita a cidade foi de certa forma comprometida pelas condições de saúde da Fê. Ficamos um bom tempo dentro do hotel. Pelo menos dei a sorte de ter escolhido um hotel muito bom para nossa estada em São Luís, o Mercure Mont Blanc no bairro Renascença II. Hotel bem localizado, na avenida Monções, com serviço dez, atendimento de qualidade, tudo muito bem cuidado, o que minimizou bastante os transtornos da chegada com a Fê doente. A sorte foi tanta que chegamos no hotel com a necessidade de ir a uma emergência de hospital e o Hospital UDI, indicado pelo próprio pessoal da recepção  do Mercure, ficava a 5 minutos de carro do hotel. Do outro lado da rua (na verdade Avenida Euclides Figueiredo) estava o  shopping São Luís, muito bom enfim, tinha tudo a cinco minutos do hotel.
Chegamos em São Luís no dia 30 de janeiro. No dia 31 a Fernanda resolveu fazer o esforço de ir até a beira mar para ver os fogos da virada de ano. Sinceramente, a queima de fogos de São Luís é muito, muito fraca. Assistimos ao "espetáculo" e voltamos para o hotel. Tudo muito sem graça. 
No dia 1º a Fê já se sentia melhor e resolvemos partir para o centro histórico da cidade. Famosa pelo seu conjunto arquitetônico, nos surpreendeu o estado lastimável em que muitos dos sobrados de São Luís se encontram. Esperávamos muito mais da cidade, a única fundada por franceses no Brasil. Sinalização ruim para o turista que visita a cidade, e muito prédio detonado pelo tempo. E a cidade, o casco histórico, é Patrimônio Mundial da Humanidade reconhecido pela Unesco!  Dá tristeza caminhar pelo centro histórico. Esse é o nosso Brasil! 

Ceia de ano novo da Fê - 31jan2010 antes de sair para assisitir os fogos.

Centro histórico de São Luís - MA

Centro histórico de São Luís - MA

Centro histórico de São Luís - MA
Esse é o cuiado que temos com nosso patrimônio - pixação
Palácio dos Leões é o edifício-sede do governo do Maranhão. Localiza-se no centro histórico da cidade de São Luís, na área designada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Com uma história que começa no início do século XVII, o Palácio é um dos maiores símbolos da cultura maranhense (fonte:Wikipedia).
O Palácio era antes um forte construído para proteção da vila e foi dado o nome de Forte São Luís em homenagem ao Rei Luís XIII da França.


Palácio dos Leões (Paláio sede do Governo do Estado) - São Luís MA

Vista que se tem do Palácio dos Leões
Assim como em Parnaíba, em São Luís também tem um refrigerante famoso, o Guaraná Jesus. Eu achei melhor que a Cajuína de Parnaíba, ainda que tenha um sabor muito doce. Devería ter comprado uns exemplares para meu cunhado. Além de biólogo ele é provador de refrigerantes locais, xaropais, e etc. Foi mal Gui, fico te devendo essa. 
Pra finalizar, pesquisando sobre o Guaraná Jesus e sobre a Cajuína, descobri que a segunda é considerada Patrimônio Cultural do Estado do Piauí, e que o primeiro foi comprado pela Coca Cola em 2001. E...


Guaraná Jesus
Assim foram nossos dias em São Luís. Arrumamos as malas e partímos para nosso último destino - Belém no Pará, sendo esse seria nosso maior trajeto desde que saimos do Rio (799Km). 

No hay comentarios:

Publicar un comentario