domingo, 4 de septiembre de 2011

De Canoa Quebra a Jericoacoara

Acordamos cedo, arrumamos o carro para sair e...caramba, senti uma cólica terrivel. O que eu não tinha idéia é que era o início do sofrimento do dia. Perdi um bom tempo já para sair do hotel. Como já havíamos efetuado as reservas em Jeri e dali até ofinal da viagem em Belém, não havia como atrasar mais a saída (tipo, dormir mais uma noite em Canoa Quebrada). Fui para o sacrifício.
Saímos do hotel e demos uma passada rápida para a Fernanda fazer umas fotos de Canoa, porque eu não podia sair da posição da direção. Mal respirava. Bonito lugar, mas não teríamos tempo dessa vez para curtir Canoa Quebrada. Na saída da cidade vimos a entrada do que parecia ser um condomínio e pedimos ao porteiro permissão para dar uma olhada e fazer umas fotos. O local é sinistro. O local deve ter sido construído para ser um condomínio para alta casta, com estrutura de lojas e restaurantes no seu interior, mas hoje encontra-se totalmente abandonado. Motivo? Não conseguimos checar essa informação. Havia algumas famílias em algumas das casas e apartamentos, mas o restante estava totalmente largado. As próprias construções habitadas estavam desgastadas pelo tempo e pela falta de reforma. A Fernanda fez algumas fotos do local porque eu continuava no desespero de não conseguir realizar movimentos bruscos, como descer do carro. O lamentável foi não poder ter tempo e tranquilidade para fazer as fotos, o que fez com que perdêssemos alguns detalhes importantes como desse condomínio fantasma, ou da estrada até nosso destino por exemplo.

Praia em Canoa Quebrada

Canoa Quebrada

Saída de Canoa Quebrada

Condomínio Fantasma em Canoa Quebrada

Condomínio Fantasma em Canoa Quebrada

Condomínio Fantasma em Canoa Quebrada
De volta a estrada não demoramos a chegar na entrada para Jericoacoara. Existem guias que ficam sinalizando e oferecendo serviço para o deslocamento até Jeri. Eu jurava que havia feito reserva de hotel em Jijoca de Jericoacoara (23Km de Jeri e com hotéis, pousadas e um serviço de condução até Jeri), como dizia no site que pesquisei Jeri, para evitar entrar no Parque com carro que não fosse 4X4. Parei para confirmar a direção com o guia e quando lhe falei o nome da pousada ele me disse ser em Jeri e não Jijoca. Ofereceu-se para me guiar, mas eu recusei. Fui seguir o que lembrava ter lido no Guia Quatro Rodas: "Não dê ouvidos aos guias de Jijoca que tentam te convencer a ir pa Jeri no próprio carro - são muitos atoleiros pelo caminho, e o carro será inútil na vila". O problema é que meu hotel era na vila, não tinha como fazer diferente e acabei me convencendo a pagar pelo serviço de um guia (R$40,00), que me direcionou por moto (não havia espaço no meu carro para mais uma pessoa, estava com uma mudança a bordo). Sinceramente, não fosse o guia e eu estava até hoje tentando me achar no meio de tanta areia. Tem trecho beirando a praia e outros caminhos por dentro, com areia de duna (são vários caminhos) e, sem conhecer o local ficaria impossível saber qual desvio ou qual parte pegar. E meu desespero era imenso porque com um carro que não era 4X4 a chance de atolar nas areias fofas de Jeri era imensa. E para mim foi a primeira vez conduzindo em terreno deste tipo. Totalmente despreparado e, para piorar, com uma cólica absurda, suando desesperadamente para não atolar e me ver no meio do nada com diarréia. Fala sério, ninguém merece. Fora o bom trabalho do guia, desviando de pontos de muita areia, dunas praticamente, tenho que elogiar o carro que, mesmo sem ter tido seus pneus mexidos (calibragem mais baixa para o tipo de terreno), aguentou como um guerreiro. Teve momentos que me senti em propaganda de veículo off-road. Foi emocionante. O caminho todo em areia é de uns 8 Km. 

Em direção a Jericoacoara - guia na moto
Direção a Jeri

Direção a Jeri

Chegando no hotel/pousada, meu destino foi o banheiro. Passei boas horas ali. E falando do hotel, nós gostamos bastante do local, quarto amplo, serviço de boa qualidade e equipe muito simpática (Pousada Casa do Angelo). A localização é boa, fica a dois minutos da rua principal de Jeri, próximo também da Duna do Pôr do Sol. Escolhemos ali pelo preço na época da reserva (reserva feita pelo Booking.com) . Vale a pena pesquisar porque Jeri tem muita pousada/hotel legal. 
Como eu estava mal, a Fernanda foi sozinha dar uma volta e achar farmácia para comprar algo para mim e aproveitou para ver locais para comer. Ela conseguiu até um lugar que tinha canja no cardápio. Mais a noite como estava me sentindo menos pior, resolvi sair para dar uma volta na vila e paramos para comer no restaurante que a Fernanda havia tratado (Café Brasil). Local muito gostoso, bastante frequentado e com atendimento dez. Jantamos ali duas noites (eu na canja de galinha, lógico).
Com minha canja no Café Brasil





No hay comentarios:

Publicar un comentario