domingo, 4 de septiembre de 2011

Seguindo para o Norte em direção a Canoa Quebrada

Saímos cedo de Recife porque sabíamos que sería um longo dia na estrada. Ao contrário dos trechos que vínhamos fazendo até aqui, este foi planejado para mais de 600km de pernada (670Km para ser mais exato).  Quería ainda fazer uma pequena passagem por Natal para a Fernanda poder conhecer pouco do visual da cidade.
Iniciamos com a Fernanda dirigindo e, muito provavelmente por conta da conversa durante a viagem, ela perdeu a saida para BR na chegada a João Pessoa e acabamos entrando na cidade. Na verdade só notamos o erro depois que achamos estranho o visual da estrada.  Começamos a tentar retornar para BR-101 e foi um pouco sofrido porque a sinalização não ajudava e o trânsito tampouco. Tínhamos um GPS, mas só o aparelho, porque sinal e indicação ...o bichinho morreu! Perdemos minutos preciosos. De volta a BR vale comentar que a estrada entre Recife e Natal passa por obras de duplicação. Vai ficar muito bom quando pronta e, sinceramente, era o mínimo que poderíamos ter como padrão para uma autoestrada tão importante quanto a 101. Mas vai ficar nesse trecho somente, fazer o quê.
BR-101 em duplicação de pistas
Chegando a Natal, conduzi a Fernanda até Ponta Negra, local onde vivi no ano de 1992. Natal cresceu muito. Pra quem não via a cidade fazia dez anos, meu caso, impressiona a quantidade de prédios que foram construídos ou estão em construção. Ponta Negra perdeu um pouco do charme, mas continua um lugar muito bonito. O lugar onde era minha casa foi totalmente destruído e virou um hotel. As ruas do meu antigo bairro que eram todas de areia de praia, hoje são calçadas em paralelepípedo. Uma pena. Apesar disso, Natal vale a pena demais para um passeio de férias. Tenho que planejar com calma uma visita a cidade para curtir bem suas praias, principlamente para rever aquelas que eram as minhas preferídas na época em que lá vivi, Búzios e Tabatinga. Bem, fui de Ponta Negra até a praia dos artistas pela via costeira e de lá voltamos a pegar rumo da BR, agora a 304, para seguir viagem para Canoa Quebrada.
Praia de Ponta Negra - Natal, RN
Vista de Natal - RN (foto tirada da Av. Getúlio Vargas)

A estrada (BR-304) a partir de Natal apresenta bastante trechos de longas retas. O asfalto é razoável e o problema de acostamento inexistente ou de qualidade ruim é uma constante. Do Rio até aqui foi o que predominou. Agora, uma coisa que aumentou consideravelmente a partir de Natal, e foi assim até o final de nossa viagem, foi a quantidade de animais na pista ou na margem da rodovia. Tem que se tomar muito cuidado para não correr o rico de uma colisão com um bode,  um burro, um cachorro ou mesmo um porco. Burros e bodes são trocentos pelo percurso. Fico imaginando à noite, deve ser um perigo só. Ainda mais com a sinalização horizontal ruim que predomina em todas as estradas em que percorri até aqui. Esse trecho foi o primeiro que peguei noturno, devido aos atrasos durante o dia (por termos nos perdido em João Pessoa, e pelo tempo visitando Natal). É muito ruim. Errei a entrada para Canoa Quebrada, passei direto, e tive que perguntar em Aracati.  Mas chegamos bem.
Trechos de longas retas - BR-304
Animais na pista

Animais ao longo da rodovia - BR-304
Em Canoa Quebrada ficamos em um Hotel bem tranquilo, Falésia Praia Hotel (R$110,00 a diária), e saímos só para comer algo e voltamos para dormir. Bastante variedade de restaurante, vai de comida típica a restaurante francês na cidade. Decidimos  comer em uma pizzaria. Por um acaso foi a primeira vez que saímos da dieta peixe grelhado/verduras na viagem.
Ficamos no ap de baixoQuem fica no de cima tem a vantagem da rede.