viernes, 2 de septiembre de 2011

Visitando OLINDA, Maragogi-Al e Conde-Pb - Parte III

A saída de Jaboatão para Olinda é tumultuada, dependendo do horário, porque se passa por dentro da cidade de Recife e caminho de aeroporto, faculdade, etc..
Tivemos ainda o azar de pegar um trecho em obras no acesso para a cidade, mas como não havia pressa...
Eu já conhecia Olinda e para a Fernanda seria a novidade. A cidade é Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade declarado pela Unesco em 82. É famosa pelo seu conjunto de igrejas e pela conjunto arquitetônico bem conservado. Tem ainda uma bela vista da cidade de Recife.
Chegando de carro entrei na cidade por uma praça que fica repleta de guias turísticos (com camiseta padronizada) assediando todo veículo com pessoas que entram no conjunto histórico (Praça do Carmo, ao lado da Praça da Abolição). Tentei mais de uma vez dizer que não era necessário o serviço mas que agradeceria a informação simplesmente de qual o caminho para acessar a Catedral da Sé de carro. A má educação e o desaforo que recebi foram tão grande que passou várias vezes pela minha mente a vontade de ser tão arrogante, deseducado de volta, mas não vale a pena e...enfim, meio que acabou com minha paciência já na chegada. Desestimulou legal. Rodamos um pouco e consegui chegar no centro de informações turísticas, que não o localizado na Pça do Carmo. Este fica próximo ao Museu Regional de Olinda. Aproveitei e fiz minha reclamação ali sobre o evento  anterior ( a imbecilidade de um guia, se é que podemos dizer que seria um guia). A atendente me confirmou que meu caso não era fato isolado, que mais pessoas passaram por situação semelhante simplesmente por recusar o serviço oferecido. Enfim, esse é o nosso país, que vai receber copa do mundo e olimpíadas. Vamos ver até onde o Ministério do Turismo vai tentar modificar esse tipo situação. Sinceramente eu não tenho esperança alguma. Lamentável, mas eu já me desiludi demais com nossos governantes/organizadores.
Estacionei o carro ao lado da Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, em um largo no início da rua Bispo Coutinho. Dali caminhamos em direção a Igreja da Sé e, por estarmos no alto de Olinda, a vista de Recife é muito bonita. Mas é só tirar a máquina para fazer uma foto que você começa a ser rodeado por repentista, vendedor disso e aquilo. Muito chato. Não se consegue andar cinco metros sem ter que ficar implorando para os outros que vc não quer nada, só pretende curtir o visual. Eu me aborreci bastante. Desisti de fotografar, desisti de passear, enfim, fiquei foi muito P..
Vista de Olinda / Recife - foto tirada na rua Bispo Coutinho
Sério, depois de Salvador, Olinda foi o pior lugar que achei para se visitar por conta desse assédio desmedido.  É tanta gente querendo ganhar dinheiro em cima do turista que além de feio é vergonhoso para a cidade ou o país. Mas parece que ninguém vê isto.
O restaurante que paramos para comer vale a pena a visita. Infelizmente não lembro o nome porque estava incomodado com o mundo. Mas é fácil chegar. Fica no largo da Catedral da Sé. De quem está de frente  para a Catedral o restaurante fica à direita, em um plano mais baixo que a praça.
Na saída de Olinda paramos na praça que fica em frente ao Palácio do Governo de Olinda e aproveitei para tirar umas fotos da Basílica de São Bento, que fica bem próximo ao Palácio, uns 100 metros. Muito bonita a Basílica, em estilo barroco com o altar todo em ouro.
Assim foi minha aventura por Olinda.

A vista que se tem do restaurante que comemos no Largo da Sé.

Olinda e suas casas super conservadas.

Basílica de São Bento

Altar da Basílica de São Bento

No hay comentarios:

Publicar un comentario