lunes, 5 de septiembre de 2011

De Jericoacoara a Parnaíba

Vontade de sair de Jeri não dá, mas tínhamos de seguir viagem, minhas férias estavam acabando.
Como na chegada a Jeri, contratei um guia para fazer o caminho de saída, só que agora mas bem preparado (pneus a 18psi). Fizemos um caminho diferente, não passando por Preá. O caminho é em direção a Tatajuba. Tanta emoção quanto na chegada, muita areia, caminho beirando praia, pontes estreitas, quase um rally. Teve lugares que achava que não passaria sem atolar, mas o Guerreiro do carro se mostrou uma fera na areia.
Guia para sair de Jericoacoara.

Só areia.

Ponte sobre igarapé. O carro passa justo.
Já na estrada, o de sempre, asfalto razoável, acostamento e sinalização horizontal ruins, vertical idem,  e muitos animais na pista. Mas o trecho Jeri - Parnaíba é curto, são somente 238Km. Saímos na CE-363, pegamos  a CE-364 após Granja, CE-202 a partir de Camocim, local que todos dizem ser muito legal visitar, mas que terei de deixar para próxima vg e, por fim, pegamos a BR-402 de Chaval até Parnaíba. Chegada em Paraníba com sinalização bem complicada para compreender. Apesar disso, chegamos cedo, a tempo de poder curtir toda a tarde em Parnaíba.  Fiz contato quando cheguei com um amigo de lá que já havia agendado um passeio de barco a tarde pra mim. Foi ótimo. Fizemos nos mesmos moldes do que ocorreu em Jeri, alugamos desta vez um barco com exclusividade o que nos deixou livres para percorrer a área do Delta do Parnaíba com muita tranquilidade. O passeio vale muito a pena. O Delta do Parnaíba é show de bola. Passeamos ainda por áreas de mangue, percorremos alguns igarapés e vimos vários animais no percurso, até um jacaré conseguimos ver. Agora o que impressiona é a quantidade de caranguejo. É incrível como o mangue está lotado deles. O passeio foi feito pela empresa CLIP Ecoturismo e Aventura. O atendimento no escritório da empresa é nota dez. De lá, no centro da cidade, pegamos um táxi até o porto onde sairia a lancha e partimos rumo ao Delta do Parnaíba.
No caminho para o Delta ainda fizemos uma parada para almoço numa ilha. Restaurante com comida bem gostosa (ilha Grande). Para variar, peixe grelhado.
É muito bacana quando se chega no banco de areia onde, de um lado está o mar e do outro o rio.  Muito interessante. Bom , depois do Delta em si, a viagem segue para igarapés e dunas. Vale a pena. Este passeio pode ser feito também em barcos maiores com refeição a bordo. Na mesma Clip vendem este tipo de serviço.  Só sei que gostei muito desta tarde. Vale muito a pena.
Cansados após o passeio, jantamos no próprio hotel e fomos dormir.
Acabei não comentando do hotel. Paraníba tem uma rede hoteleira fraca em números (quantidade) e, além disso, achei muito caro pelo padrão oferecido. Ficamos na Pousada dos Ventos.

Asfalto razoável, acostamento pracamente inexistente, sinalização ruim e perigo de pessoas e animais cruzando a pista é uma constante. 
Chegando no Piauí. Asfalto até bom mas rodovia estreita, sem acostamento e com muito animal  cruzando pista.


Enrada para o almoço em restaurante na Ilha Grande. 

Após almoço, de volta ao passeio.

No Delta do Parnaíba. De frente para o Rio Parnaíba e com o mar ao fundo.

Pelos igarapés o que se vê é muito caranguejo. E de varias espécies.

Um pescador na área dos igarapés.

Nas Dunas

Ainda durante o passeio pelos Igarapés vimos esta iguana. Muito bonita.
A Clip Ecoturismo faz passeio também para o famoso Lençois Maranhenses, mas fiquei tão embasbacado com o valor que desisti. A nossa intenção quando saímos do Rio era de passar um dia nos Lençois, mas a R$1.400,00 o casal,  sem chance. O que me disseram era que por ser época de ano fora de temporada, e vésperas de feriado de final de ano, seria um passeio só para nós dois, por isso o valor tão alto. O normal seria um pacote com quatro pessoas a R$400,00 para cada. Vou ter que deixar para outra oportunidade.

No hay comentarios:

Publicar un comentario