lunes, 5 de septiembre de 2011

Litoral do Piauí

Como não saímos para o passeio dos Lençois Maranhenses, ficamos com bastante tempo livre. Resolvemos dar uma volta de carro e sair em direção ao Ceará pelo litoral Piauiense.
Primeira parada foi Luís Correia. A praia é show, com uma extensão de areia muito grande e estrutura de restaurantes na calçada - Praia do Atalaia. O calçadão está sendo todo trabalhado assim como a rua beira mar. Estão duplicando, melhorando o calçamento, construindo restaurantes, enfim, criando uma ótima estrutura para quem vai a praia.
Uma coisa que chamou a atenção foi a faixa que comentava sobre carro na praia, deixada junto a um poste. No início não entendi, mas logo ao  começar a sair da orla é que reparei que há o costume de se entrar com o carro até quase dentro do mar. Ao invés de estacionarem os carros na via o pessoal entra com os veículos na areia. Um absurdo que pelo jeito é comum aqui.
Praia do Atalaia em Luis Correia - PI
Melhorias na praia do Atalaia em Luis Correia PI.

Faixa alertando para um problema local (na verdade no litoral do Piauí)

Varios Carros estacionados nas areias da praia do Atalaia
De Luis Correia seguimos em direção leste e chegamos a um conjunto de praias em que uma chamou a atenção pelo nome, Praia do Arrombado. Para se chegar ao litoral passamos por sitios imensos e, a praia em si, nada de mais. Restaurantes mais rústicos e a mesma faixa de areia de Atalaia.
Chegada na Praia do Arrombado.

Estávamos sendo observados quando chegando na praia.
Seguindo em direção às praias de Maramar e Macapá os acessos são bem sinalizados e o asfalto é bom. O problema aqui é o desrespeito às leis. A velocidade com que os carros trafegam é coisa de doido. Dirigir após beber parece regra. Em todas as praias que passamos e que coloco fotos aqui, todas com o restaurante cheio, com gente bebendo e saindo conduzindo o carro naturalmente. Pelo jeito fiscalização aqui não há.
Apesar de praias muito bonitas, a educação dos frequentadores estraga um pouco o ambiente. Em uma das praias a gente encontrou garrafa de vidro e até uma fralda suja. Ninguém merece.
Seguindo direção ao Ceará fomos até Cajueiro da Praia. As praias são todas semelhantes, com longas faixas de areia, exceto essa de Cajueiro. Gostamos do visual, mas lamentamos a sujeira nas praias. Ainda com relação a orla, a melhor estrutura para o turista é a praia do Atalaia. As demais, contam com restaurantes rústicos e com serviço bem mais ou menos.
Assim como em jericoacoara, as praias do Piauí são boas para quem gosta de esportes que necessitam de vento. Alguns lugares que passamos estavam lotados de kitesurf.
Voltamos para Paraníba cansados e famintos. O restaurante que paramos no caminho em uma das praias não era lá essas coisas. Interessante na chegada em Parnaíba foi a quantidade de caranguejo que vimos sendo  transportado para, ou sendo vendido na cidade.
Ao final deste dia saimos para comer (caranguejo) com um colega meu e descansar para saída no dia seguinte, uma das mais longas planejadas.
Gostamos do litoral e principalmente do passeio do Delta. Piauí valeu a pena.

Sem comentários

Igual a Atalaia, aqui também vimos o mesmo alerta quanto a não para o carro na faixa de areia da praia.

Típica estrutura nas praias do litoral do Piauí.

Garrafa de vidro e fralda suja. Sujeira foi algo que infesta quase todas as praias que visitamos. Aqui a praia de Macapá-PI

Praia de Macapá

Cena interessante. A areia está tomando conta da vila de pescadores de Macapá-PI

Cena comum nas praias do litoral do Piauí

Cena engraçada em Cajueiro da Praia - corrida de porcos

Parnaíba devería ser conhecida como cidade do caranguejo.
Ía me esquecendo de comentar que em Paranaíba tem uma bebida famosa na região, a Cajuína. O tio da Fernanda fez varias recomendações para experimentar, que era bom, enfim, pedi a noite no restaurante. Que troço horroroso. Doce pra burro. Pra mim não deu. Fernanda experimentou também e não gostou. Arrego pro Tio Remo!!!Que gosto!!!
Refrigerante recomendado pelo tio da Fernanda. Eu achei horroroso. É açucar puro.