domingo, 9 de octubre de 2011

De São Luís-MA a Belém-Pa

Saímos muito cedo de São Luís para evitar trecho noturno na chegada em Belém. Só não saí muito na madruga porque já sabia que o trecho que voltaria seria o mesmo esburacado, de asfalto horroroso na BR135. Na saída da cidade aproveitei para abastecer, seria um trecho muito longo e de cidades muito pequenas. Fui obrigado a acordar o frentista, faz parte.
A vantagem de sair tão cedo num dia 2 de janeiro é que praticamente não se tem trânsito pesado na estrada. Esse percurso entre São Luís e Belém foi o pior que fizemos em termos de qualidade de estrada. A saída  pela Br135 é muito ruim com buracos, asfalto irregular e quebra molas. Depois é o fato de passarmos muito dentro de pequenos povoados onde a sinalização é ruim, há o perigo constante de pedestres e motoqueiros desavisados, enfim, meio terra de malboro.
É asfalto ruim, carro na estacionado contra-mão, gente atravessando estrada...enfim, tem que se ter muito cuidado nas rodovias federais na região norte do país.

Pessoas e animais cruzando a pista, acostamento impraticável, tudo exigindo muito cuidado na condução pelas rodovias nesta região. A sinalização também é péssima.

Como já estávamos no norte do país, nada mais natural que pegar uma daquelas chuvas que aparecem e somem rápido, mas que enquanto estão deixando cair água, sai de baixo...parece o fim do mundo por dilúvio.
Na minha segunda parada para abastecimento tivemos um pequeno percalço. O frentista ao invés de colocar na maquina do Visa R$86,00, colocou R$860,00. E  o pior é que aprovei e não vi o erro. Ele é que  me alertou logo depois de pegar o comprovante. O problema maior foi como estornar a compra já que ninguém sabia operar a máquina, nem o gerente/dono do posto. E eu estava com pressa, não queria perder tanto tempo por estar no trecho mais longo da vigem. Tentamos ligar várias vezes para o 0800 da visa, mas 2 de janeiro e no meio do nada, ninguém queria amizade. Acabamos com ele me passando a difereça em dinheiro e tudo certo.
Mas ao final, chegamos "bem a Belém" , com um sol de rachar e cansados depois de praticamente onze horas de viagem.
Chuva amazônica
Chegada a Belém é um pouco tumultuada pelo trânsito pesado a partir de Ananindeua. A sinalização também é precária. Junta-se tudo isso ao motorista pouco educado no trânsito e....depois de onze horas é difícil manter a calma.
Escolhemos um hotel próximo ao aeroporto, afinal iríamos ter de sair no dia seguinte na madruga para Manaus (Ibis aeroporto). O carro nós agendamos com uma transportadora que me levaria o mesmo de balsa até Manaus (10dias de subida pelo rio - previsto). Foi a mesma transportadora que já tinha levado o carro que passei pro meu cunhado em Recife - Destak. O carro+seguro, em cima do valor que passei de 65 mil, saiu por R$900,00.
Ao final desta saga ficamos bastante satisfeito com a viagem de carro. Foi cansativo, isso é verdade, mas conhecemos tantos lugares maravilhosos no caminho, que compensaram bastante o desgaste da estrada. O ideal é fazer esse tipo de viagem com muito mais tempo para parar e muito mais cidades a visitar . É não ter pressa, mas infelizmente eu tinha data para começar a trabalhar em Manaus.
O carro correspondeu às expecativas. Robusto e confortável, aguentou até o trecho mal planejado de areia em Jericoacoara . Veio sem sustos e só foi dar prejuízo em Belém, mas não por culpa dele, mas por conta da sujeira e detritos normais nas ruas das cidades ao norte do país (tivemos o pneu perfurado por um prego em Belém. O prego devia ter uns 7cm.
Desde que saímos do Rio de Janeiro até nossa chegada a Belém, contabilizamos um total de 6.760Km rodados. Pena que não tirei a foto do hodômetro quando saí do Rio, só anotei o abastecimento. Nestes 6.760Km nós gastamos em combustível R$1.967.76 e o total de gasolina consumido foi de 773.92lt, o que deu uma média de consumo de 8,78Km/lt.
Vou ficar devendo alguns dados da viagem  (gastos em geral). Acabei me perdendo nas contas e tenho que tentar encontrar comprovantes para tentar contabilizar tudo.
Prego que encontramos no pneu. Observei no estacionamento do hotel no nosso segundo dia de Belém.

Saímos do Rio com 10929km. A foto aqui foi feita no estacionamento do hotel em Belém, antes de deixarmos na transportadora.