martes, 11 de octubre de 2011

Paixão por avião - parte I

Esses dias estava olhando o "nada" desde a minha varanda e comecei a relembrar meus tempos de infância, quando era moleque mesmo, e veio recordações de como poderia ter surgido essa minha paixão por avião. Na verdade surgiu um monte de imagens e com isso, um tanto difícil definir como tudo começou. Só dá pra saber que começou muito cedo.
De 1970 a 1977 eu vivi no bairro chamado Mosela em Petrópolis e é dessa parte que tenho mais recordações. Lembro exatamente de um aniversário em que ganhei um phantom da matchbox, aquela marca de carrinhos de ferro muito desejada na década de 70 e início de 80 para o pessoal da minha idade. O avião era vermelho e branco. Até bem pouco tempo atrás eu tinha ele guardado ainda, mas com tanta mudança eu já não sei que fim levou. Acredito que ele ainda possa estar em alguma caixa minha por aqui. A foto que postei é de um exatamente igual ao meu que achei na internet. Eu queria lembrar exatamente quantos anos estava fazendo , mas isso tá muito difícil descobrir, será que meu pai lembra???
Ainda dessa fase lembro do meu pai trazendo uma revista pra mim que tinha foto de aviões, sendo muitos de guerra. Caramba aquilo me deixava vidrado. Lembro direitinho de uma foto de meia página do concorde decolando que recortei e guardei por vários anos dentro de livro/revista. A revista, caso eu não esteja enganado, chamava-se Vrummm, ainda que eu não tenha encontrado nenhuma referência na internet desse nome de revista de aviação. Era uma época legal. Ganhei também um livro que se chamava "Todos os aviões do Mundo". Muito desenho e pintura de aviões. Pouca ou nenhuma foto, isso eu não consigo lembrar direito. Só me recordo que ele era de capa dura e azul.
Ainda desse período lembro que um vizinho da rua, filho do patrão da minha mãe ( que é costureira), por motivo de mudança, sei lá, estava se desfazendo de suas tralhas e, sabendo que eu gostava de avião, ele me deu um plastimodelo danificado pra ele, mas perfeito pra mim, de um Heinkel He219 OWL. Esse foi o avião que me deixou muito tempo vidrado. Ele tinha  o bonequinho do piloto dentro, os detalhes todos em escala enfim, meu avião preferido por muitos anos. Até hoje esse avião me emociona. Comprei na época em que tinha meus doze anos um para montar e tenho ele até hoje desmontado - foto (da antiga Revell brazuca). Depois de velho, mas precisamente em 2009 adquiri mais um modelo em escala para montar. Está aguardando minha aposentadoria par a eu poder me dedicar ao hobby novamente (atualmente vivo mudando de cidade e não dá para esse tipo de coisa - nos últimos 3 anos foram 3 mudanças e a mais próxima foi de 3000Km).
Kit da Revell comprado quando tinha meus doze anos. Heinkel HE 219, uma paixão de infância.
Após ter ganho o primeiro avião de montar, acabei por querer eu mesmo montar os meus. Meu pai incentivou e trouxe uma vez um, escala 1:144 para iniciar a bric¡ncadeira. Daí pra frente comecei a colecionar kits e a montá-los. O problema é que sempre fui um horror em pintura ou detalhamento, assim, meus kits ficavam bem brejos (feios), mas eu adorava todos. Até hoje tenho "preservados" alguns deles em caixas. Depois coloco as fotos porque no momento não há a menor condição de retirá-los da caixa (estou me preparando para uma nova mudança).




1 comentario:

  1. Fiquei emocionada com o seu relato, penso que o Flávio sente a mesma coisa que você em relação a aviões, só que ele não escreve sobre isso, adorei o post!

    ResponderEliminar