viernes, 31 de diciembre de 2010

Porto Seguro

A idéia em Porto Seguro não era curtir praia, mas conhecer um pouco a parte histórica da região, afinal, como está escrito na entrada de cidade, ali nasceu o Brasil.
No dia livre saímos cedo e nos dirigimos a Santa Cruz Cabrália, cidade que tem uma rixa com Porto Seguro pelo local onde teria chegado Cabral.
Há um pequeno museu na cidade, mas o mais bonito é a área externa onde está a igreja de Nossa Senhora da Conceição a Casa de Câmara/cadeia. Vale uma visita.  Vale também uma visita na praça de Coroa Vermelha, onde está uma cruz simbolizando o local da celebração da primeira missa no Brasil. 


Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz Cabrália

De Cabrália seguindo em direção a Porto Seguro paramos no Museu do Descobrimento onde, por sete reais por pessoa, um guia passa um pouco da história da região com visita a peças de artesanato da época e, ao final, faz-se uma visita a uma caravela em escala 1:1, como a utilizada pelos portugueses quando aqui chegaram.
Em Porto Seguro fomos na parte antiga, conhecida como Cidade Alta. Pagamos um guia que fez o percurso com a gente contando a história do local (vinte e seis ou vinte e quatro reais, não lembro direito). O guia que nos acompanhou foi uma pessoa muito legal, e se não me falha a memória, seu nome é Antonio Gonçalves do Livramento. O cara foi dez.
O marco do descobrimento está ali preservado por uma cúpula de vidro porque em outros tempos andaram depredando a peça de valor incalculável.


Vila antiga, um dos primeiros núcleos habitacionais do país


Igreja considerada a mais antiga do brasil

Marco do descobrimento com a Matriz de Nossa Senhora da Pena a esquerda e a cadeia à direita

Depois da visita à parte histórica, resolvemos pegar uma balsa para Arraial D´Ajuda para almoçar por lá. foi ótimo porque acabamos passando uma ótima tarde de frente para o mar. O local escolhido foi por pura preguiça de ficar procurarando algo melhor, mas acreditamos ter sido um grande achado. Ficamos no Hotel Pousada e Restaurante BEIJAMAR. Muito gostoso o lugar. Não dá vontade de sair da área do restaurante/piscina, que justamente de frente pro mar. A comida estava ótima, enfim, tudo de bom. Aconselho uma visita ao local (http://www.beijamar.com.br/).
Como não dava pra ficar a vida inteira lá, voltamos ao final do dia pra preparar mala e descansar para a viajem do dia seguinte que seria cansativa.
Na saída paramos na passarrela do álcool para tirar uma foto do local sem aquele tumulto de gente e barraquinhas. Bem bonito as casas na área do calçadão.


Pegando a balsa para Arraial

Tarde muito chata no hotel beijamar

Passarela do álcool sem o álcool

No hay comentarios:

Publicar un comentario