jueves, 18 de marzo de 2010

Cidade maravilhosa!? - Parte I

Depois de passar um tempo fora visitando vários lugares, cidades, quando a gente volta pro Rio realmente se impressiona com a beleza da cidade. Mas será que o título de Cidade Maravilhosa vale??? Sei lá, pra mim o título de cidade maravilhosa deveria ser dado para o conjunto da obra e não só para a beleza que a natureza criou. Pela beleza natural com certeza o Rio de Janeiro é um lugar pra lá de privilegiado, mas se pararmos para ver tudo que estamos fazendo com a cidade, aí a história muda. E aí é que meu choque no retorno foi grande. Passei dois anos conhecendo lugares que com recursos naturais e econômicos menores que aqui, dão de dez no Rio quando o assunto é respeito à cidade, respeito mútuo e respeito ao cidadão. A impressão que tive, ou melhor, que tenho, é que o Rio está largado, abandonado. E tem de tudo, tem governo que não respeita o cidadão, tem Instituições que também não respeitam o cidadão, tem o cidadão que não respeita as Instituições, enfim, é um ninguém respeita ninguém, generalizando é lógico. Eu bem que tentei nesses últimos meses acreditar que a generalização de um tema tão complicado seria errado, mas a cada dia que a gente olha a tv, olha ao nosso redor e vê como está o relacionamento das pessoas/governo/instituições totalmente de ponta cabeça, não dá pra acreditar que isso possa melhorar e que não está com a maioria do povo envolvida.
Tô falando demais e talvez sendo injusto, mas meu lamento é tão grande em ver uma cidade que teria de tudo pra ser realmente Maravilhosa, que do jeito que está,  não consigo pensar diferente no momento.
Para exemplificar comecei a fazer umas fotos do descaso na cidade. Vou postar algumas començando pelo trânsito louco, com desrespeito total a tudo que vive a cidade hoje. As primeiras são de carros fazendo contra mão no mesmo sinal, em sequência. Ou seja, você para no sinal e uma cambada de mal educados seguem fazendo M. como se fosse a coisa mais natural do mundo.

No hay comentarios:

Publicar un comentario